Núcleo de Pesquisa em Gênero e Economia – NPGE
A Faculdade de Economia foi uma das primeiras unidades da UFF, ainda no início dos anos 1980, a participar do debate feminista. Em 1991 foi organizado, na Faculdade de Serviço Social, um encontro nacional de pesquisadoras feministas. Na década seguinte, foi publicado um artigo seminal – Os Afazeres Domésticos contam! – que ousadamente propunha uma mensuração para o trabalho não remunerado, o trabalho que permite a reprodução da vida, majoritariamente realizado pelas mulheres.
Continuamos tanto no ativismo como na pesquisa feminista ao longo destes anos e em 2015 foi formado um grupo de pesquisa de relações de gênero no âmbito da Faculdade de Economia, primeiro em parceria com o Núcleo Transdisciplinar de Estudos de Gênero do Programa de Estudos Pós-Graduados de Estudo de Gênero da Universidade Federal Fluminense, coordenado pela professora Hildete Pereira de Melo desde 2004. E, em 2016, foi
oficializado o Núcleo de Pesquisa em Gênero e Economia (NPGE), da Faculdade de Economia da UFF, sendo integrantes e fundadoras as professoras Hildete Pereira de Melo, Lucilene Morandi e Ruth Helena Dweck.
As professoras pesquisadoras, juntamente com estudantes de graduação e Pós-Graduação de Políticas Sociais e de Economia, têm desenvolvido pesquisas relacionadas à disciplina de macroeconômica de gênero, em temas como pesquisa e análise do “uso do tempo”; mercado de trabalho (mensuração dos trabalhos não remunerados, trabalhadoras domésticas); educação; e participação políticas das mulheres.
A efervescência do debate de gênero, raça/etnia e identitário tem estimulado o desenvolvimento de novas pesquisas, disciplinas e orientações com o corpo estudantil da graduação e pós-graduação.
Coordenação
Lucilene Morandi
Hildete Pereira de Melo